Módulos testados na Fase 1 do piloto

  • A cultura digital contemporânea apoia-se em duas premissas fundamentais: a interação pessoas/máquinas, a partilha de dados. Nessas premissas radica a génese e a evolução recente da Internet, enfatizando o papel da cooperação interpessoal ou da colaboração entre pares, à distância, para a produção de conteúdos culturais, educativos ou recreativos, como para o exercício da cidadania. O módulo «Construindo uma cultura de rede» propõe-se dotar os participantes de recursos para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. Neste módulo, os formandos poderão desenvolver as competências necessárias para promover uma cultura de rede nas suas organizações, nos seus espaços TIC ou multimédia, Espaços Internet ou Bibliotecas públicas.

  • O presente módulo propõe disponibilizar aos formandos um conjunto de recursos práticos que lhes permita criar e dinamizar atividades pedagógicas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação em espaços TIC, telecentros, centros multimédia de bibliotecas ou oficinas dedicadas às TIC. Tem por objetivo melhorar e beneficiar a capacidade de organização e planeamento de atividades pedagógicas de grupo, pelos monitores e formadores em TIC. Pretende fornecer a estes agentes de e-inclusão ferramentas para estimular aprendizagens bem-sucedidas em populações com características culturais, etárias, socioeconómicas heterogéneas.

  • No Módulo «Dinamizar uma workshop de fotografia digital no centro TIC» propomos abordar as principais funcionalidades da tecnologia digital aplicada à fotografia, partindo das noções básicas de registo, conservação e manipulação (edição, impressão, partilha) de imagens visuais. Este módulo ajudará a promover um conhecimento integrado das diferentes tecnologias digitais de registo e armazenamento de imagens e algumas aplicações, tendo em consideração o elevado interesse que certos tipos de públicos – por exemplo, seniores ou jovens – evidenciam pela fotografia, sabendo assim tirar partido das potencialidades criativas, lúdicas e de forte motivação para aproximação às TIC que aquela disciplina pode oferecer.

  • O presente Módulo «Programando uma oficina de literacia digital no centro TIC», propõe uma abordagem centrada nas necessidades do Formador ou do Monitor, no que respeita à gestão e planificação básicas de atividades em função dos diferentes públicos-alvo com que aquele agente de Inclusão digital irá trabalhar, ajudando-o a aperfeiçoar as experiências de aprendizagem informal em telecentros, Espaços Internet ou multimédia. Pretende-se assim fornecer um conjunto de orientações didáticas para estruturar aquelas tarefas, considerando não só os conteúdos (o que queremos ensinar?), mas o modo como deveremos transmitir e adaptar esses conteúdos em vista das necessidades dos diferentes grupos de utilizadores.

  • O Módulo «Fundamentos da segurança na era digital» propõe-se fornecer um conjunto de noções fundamentais de segurança aplicada ao universo das Tecnologias da Informação e da Comunicação, incidindo em duas premissas distintas: a segurança do ponto de vista dos comportamentos do utilizador, a segurança do ponto de vista dos sistemas e dispositivos tecnológicos (Cibersegurança). No final deste módulo, os participantes deverão ser capazes de reconhecer os principais riscos e ameaças acarretados pela utilização massiva das TIC bem como algumas soluções de prevenção, diagnóstico e recuperação aplicáveis em diversas situações e contextos.